Cédé Brasil - Cadastre-se!

Cédé Brasil - Cadastre-se!
O Padrão de Qualidade agora no Brasil!

Expandir + ◄ ► - Recolher

1 - Agapornis | Ringneck | Calopsitas - "Clique na imagem para ir para o Site"
2 - Papagaios | Ecletus | Cacatua - "Clique na imagem para ir para o Site"
3 - Forpus | Rosellas | Red Humped - "Clique na imagem para ir para o Site"
4 - Canários de Porte e de Cor - "Clique na imagem para ir para o Site"

Painel Informativo - Ultimas Noticias

5 - Central de Promoções e Anúncios - "Clique na imagem para ir para o Site
6 - Clube dos Psitacídeos Cadastre-se - "Clique na imagem para ir para o Site
7 - Clube dos Canários Cadastre-se - "Clique na imagem para ir para o Site
8 - WEsteves Gaiolas e Viveiros - "Clique na imagem para ir para o Site

Corte das Asas





















CORTE DE ASAS

RingNeck domesticado que tem contato próximo com seu dono, e costuma ficar fora da gaiola, deve ter suas asas aparadas, pois os acidentes domésticos acabam acontecendo mesmo com todos os cuidados, e num pequeno discuido, a ave pode fugir, ser pisoteada, bater na parede ou em vidros, etc., machucando-se gravemente (torção das patas, ferimentos no papo e no peito, etc.)
O corte deve ser das duas asas, de forma que as penas das pontas das asas sejam mantidas, propiciando a ave voar, plainando, mas sem conseguir alçar vôo, caso contrário a ave perde equilíbrio, e sua queda pode trazer graves consequências. As pontas da asa que são as que cruzam nas costas não devem ser aparadas, pois são as que dão equilíbrio à ave.
Se sua ave já está com apenas uma das asas cortadas, evite situações que podem fazê-la se assustar e cair, até que as penas cresçam novamente, como : andar com a ave em cima do ombro, movimentos bruscos, barulho repentino, óculos, chapéus, etc.
Outro cuidado muito importante é a fase de adaptação da ave na nova condição de ter suas asas aparadas, principalmente quando são cortadas de forma errada, permitindo que a ave caia e se machuque, portanto, durante os primeiros dias propicie um ambiente para a ave não se machucar, como por exemplo : deixar 1 único poleiro e na posição próxima ao chão da gaiola, não andar com a ave no ombro, evitar situações que a assuste, não a deixar em hipótese alguma em local alto, etc.
Pensamos muito antes de colocar aqui a explicação de como deve ser o corte de asas, porque sentimo-nos responsáveis e temos todo cuidado pelas informações aqui postadas, porém:

1) Como existe uma figura (desenho) mostranho o corte de asas que circula em manuais e sites (brasileiros e do exterior) que é de um livro americano de veterinária e que para muita gente não tá bem compreensivo como que é feito o corte;2) E como em alguns casos, mesmo o associado levando a ave ao vet, a asa acaba sendo cortada errada ou uma apenas;3) E como tem pessoas que moram em locais aonde não tem a quem recorrer,

Colocamos a seguir fotos mostrando como se deve sortar as asas.Só faça o corte se realmente sentir-se apto no manejo com a ave e entender com a figura quais penas devem ser realmente cortadas, caso contrário, a ave pode ser machucada.

Deixe de 1 a 2 penas das pontas das asas intactas, pois elas são as que dão equilíbrio à ave durante o vôo, apenas as 8 a 10 primeiras penas devem ser cortadas. Após o corte de ambas as asas, coloque a ave no chão e certifique-se se ela consegue voar. Com esse corte a ave não conseguirá alçar vôo, e irá plainar de forma suave e equilibrada.














Nenhum comentário: