Cédé Brasil - Cadastre-se!

Cédé Brasil - Cadastre-se!
O Padrão de Qualidade agora no Brasil!

Expandir + ◄ ► - Recolher

1 - Agapornis | Ringneck | Calopsitas - "Clique na imagem para ir para o Site"
2 - Papagaios | Ecletus | Cacatua - "Clique na imagem para ir para o Site"
3 - Forpus | Rosellas | Red Humped - "Clique na imagem para ir para o Site"
4 - Canários de Porte e de Cor - "Clique na imagem para ir para o Site"

Painel Informativo - Ultimas Noticias

5 - Central de Promoções e Anúncios - "Clique na imagem para ir para o Site
6 - Clube dos Psitacídeos Cadastre-se - "Clique na imagem para ir para o Site
7 - Clube dos Canários Cadastre-se - "Clique na imagem para ir para o Site
8 - WEsteves Gaiolas e Viveiros - "Clique na imagem para ir para o Site

Criação - Considerações gerais

Considerações gerais
- Quando o tempo começa a esquentar e os dias ficarem mais longos, os machos começam a cortejar as fêmeas. A temporada de criação normalmente é durante a primavera porém o processo de reprodução dos Ringnecks no Brasil é antecipado e se estende por um período de 4 a 5 meses, começando antes do início da primavera (julho - agosto) e se estendendo até novembro.- Os machos também podem se estimular para o cortejo por barulhos altos. Este comportamento pode ser usado para dar uma indicação do sexo de um pássaro jovem, já que somente os machos cortejam. Porém, de vez em quando, fêmeas jovens imitam o cortejo do macho. Deve-se observar e conhecer bem seus pássaros.- O cortejo e o acasalamento podem ocorrer várias vezes por dia a qualquer hora e pode continuar até que comece a postura ou quando a fêmea começa a incubar os ovos.- Ninhos: Ringnecks aceitam uma grande variedade de ninhos. Os mais comuns e prontamente aceitos são feitos de madeira (compensado) e montados na vertical. O tamanho mínimo interno deve ser de 22 x 22 x 40 cm porém o ideal é 26 x 26 x 60 cm. O buraco de entrada deve ficar na parte de cima do ninho e ser de 7 cm de diâmetro. Deve haver uma pequena escada feita de tela, do buraco de entrada até quase no fundo do ninho. O material para choco deve ser serragem limpa e pura, sem ser tratada com produtos tóxicos. Preferencialmente a serragem deve ser de madeira branca como o pinus. Hoje em dia é possível encontrar em pet shops a serragem já embalada e pronta para uso com animais de estimação.
Postura e incubação- os ovos são botados usualmente em intervalos de 24 a 48 horas. Logo, uma postura de 4 ovos podem ser botados num intervalo de até 8 dias.- a incubação dura de 22 a 24 dias e normalmente começa depois que o segundo ou terceiro ovo é botado.- após 10 dias de incubação, os ovos podem ser checados com um ovoscópio para verificar a fertilidade. É comum se ter alguns ovos inférteis na postura.- se os ovos forem retirados, a fêmea pode fazer uma nova postura.- o quantidade de ovos botados varia de fêmea para fêmea e pode ser de 1 a 7 ovos.- os ovos medem de 32,3 mm a 33,8 mm (ponta ao fundo) e de 24,8 mm a 25,0 mm (laterais).
Nascimento- os filhotes nascem de acordo com o dia da postura e o início da incubação dos ovos, porém é comum nascerem 2 filhotes juntos e os outros em intervalos de 24 a 48 horas. Pode-se retirar os primeiros ovos e substituir com “ovos falsos” para que o nascimento dos filhotes ocorra em conjunto.- Os filhotes nascem pelados e permanecem no ninho por 7 semanas em média.- Quando saem do ninho, ainda serão alimentados pelos pais por normalmente mais 3 semanas. Nesta fase, já são quase do tamanho deles, similares à fêmea (mãe) com exceção do comprimento do rabo.- Anilhas de diâmetro 7 mm é o ideal para os Ringnecks e usando-se este diâmetro deve-se anilhar os filhotes entre 12 e 18 dias de vida. Anilhar é de extrema importância principalmente para a identificação dos pássaros portadores.Problemas durante a temporada de criação- A fêmea começa a chocar logo após a postura do primeiro ovo (devido a um forte estímulo).- A fêmea forma o hábito de arrancar as penas dos filhotes no ninho.- A fêmea não alimenta os recém nascidos. Isso pode acontecer por não ser uma boa mãe ou também porque o macho não a alimenta corretamente devido à uma falta de alimentação adequada ou por não saberem exatamente o que fazer ou ainda por serem muito jovens e sem experiência.- Ovo atravessado. Pode acontecer com uma fêmea que foi excessivamente acasalada causando deficiência dos níveis de cálcio ou com fêmeas jovens demais, que não tem ainda o sistema reprodutivo totalmente desenvolvido.

Nenhum comentário: