Passeriformes (Trinca-ferros, bicudos, curiós, coleiros, canários)
Revista pássaros número 54
Anatomia e fisiologia básicas
Torna-se necessário um conheci mento da estrutura e da função da pele e as penas aviárias quando se traba lha com problemas dermatológicos aviários. PeleA pele aviá ria (que consiste de epi derme e derme) é histologicamente semelhante à dos mamíferos, mas é relativamente fina. Ela não tem estru turas glandulares verdadeiras.
Glândulas Cutâneas
Existem quatro tipos de glândulas cutâneas verdadeiras nas aves:
> Glândulas de Meibomius palpebrais.
> Glândula uropigial.
> Glândulas do ouvido externo.
> Glândulas produto ras de muco ao redor do ânus.
> Glândula Uropigial - A glândula uropigial é uma glândula holócrina bilobada, localizada na base da cauda.
> À medida que as aves se limpam com o bico, elas espalham as secreções da glândula uropigial nas penas; essas secreções auxiliam na impermea bilidade à água e na supressão do cres cimento de microrganismos.
>Os papagaios sul-americanos e al guns outros psitacídeos não possuem glândula uropigial. Mancha Incubatória> Durante a estação reprodutiva, a maioria das espécies aviáris, desenvol ve uma mancha incubatória ou "chocatória" sobre o abdômen ventral. Nessa área, as penas ficam esparsas e a derme fica espessada e vascularizada para aumentar a produção de calor corporal para a incubação de ovos.
> A mancha incubatória pode ocorrer em um ou ambos os sexos, dependen do da espécie de ave. PenasOs folículos das penas são encontra dos na derme e podem se estender no subcutâneo. A estrutura lembra a dos folículos pilosos.
> As penas das aves são derivados epiteliais especializados que proporcionam vôo, impermeabilidade à água, flutuabilidade, isolamento e exibição para propósitos reprodutivos. As penas crescem em tratos no corpo, chamados de ptérilas; os tratos sem penas entre as ptérilas são chamados de aptérios.
> Existem sete tipos de penas: as de contorno, semiplumas, inferiores, inferiores com poeira, hipopenas, filoplumes e cerdas.
> As penas de contorno são as maiores e incluem as penas de vôo e a camada externa de empenamento do tronco.
> As semiplumes e as inferiores proporcionam um isolamento térmico.
>As penas inferiores com poeira (encontradas em muitas espécies de aves, incluindo os psitacídeos) eliminam 1 mm de grânulos de ceratina, substância pulverizada branca que auxilia na impermeabilidade à água.
A Muda
> Durante as mudas, as penas "velhas" são empurradas para fora pelo crescimento das penas novas. Após a emergência das penas "em agulha" ou "sangüíneas" novas, a polpa vascular se retrai para a base folicular. Só as penas inferiores com poeira crescem continuamente. A maioria das espécies de aves muda uma vez por ano após a estação reprodutiva.
> Algumas espécies mudam duas ou três vezes por ano; outras espécies mudam continuamente por todo o ano.
> A muda é influenciada pela exposição luminosa e controlada por hormônios. As aves mantidas dentro de casa podem não mostrar um padrão de muda regular.
> 0 crescimento das penas novas re sulta em um aumento na mobilização protéica e na taxa metabólica basal.
> 0 período de muda é fisicamente extenuante para as aves, e pode ser um período particularmente estressante para as aves com um plano nutricional fraco. As aves malnutridas podem não sofrer muda normal.
> Mostrou-se que uma restrição protéica dietética durante a muda nos pardais domésticos reduz a intensida de e a duração da muda.
> O ideal são alimentos nutritivos.
Cor das Penas
> A cor das penas nas aves é produzida tanto por pigmentos como pelo que se chama cor estrutural.
>As cores pigmentares incluem as melaninas, os carotenóides e as porfirinas.
>Os pigmentos carotênicos, que se ori ginam a partir de material vegetal, são encontrados em glóbulos de gordura nas penas. Eles são responsáveis pelas cores amarela, laranja e vermelha; es sas cores brilhantes vão mudar na plumagem das aves que não tiverem uma fonte dietética de carotenóides.
> As deficiências dietéticas que resul tam em pigmentação anormal das pe nas incluem as deficiências de lisina, ácido fólico, ferro, cloro e riboflavina.
Recomendações Básicas para Pele e Penas Saudáveis
1- A dieta deve conter boas fontes de carotenóides (como mangas, necta rinas e laranjas e legumes verde-escu ros (por exemplo, cenouras, abóboras, brócolis e agriões).
2- Não mantenha as aves na cozinha, pois os vapores da confecção de ali mentos podem recobrir as penas.
3- Use somente água nas penas em base rotineira. Evite uso de sprays contra ácaros e piolhos comerciais e de outros produtos que recobrem as penas.
VETERINÁRIA: Ana Roberta de Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário